Destaque no debate, Ricardo Nicolau apresenta a saúde pública como prioridade em seu governo

O primeiro debate com os prefeituráveis de Manaus, foi realizado nesta quinta-feira (1º), com o intuito de ajudar o eleitor a decidir quem vai governar a capital amazonense pelos próximos 4 anos.

Entre os onze candidatos à Prefeitura de Manaus, oito estiveram presentes para apresentar seus projetos e cobrar de seus rivais, propostas de melhoria para a cidade.

O debate iniciou às 21h30, ao vivo, e foi transmitido na TV aberta pelo canal 13.1 pela Net no canal 518 para Manaus e 22 municípios do Amazonas com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora Band Amazonas no Facebook e no YouTube. O público também pode acompanhar pelos perfis da emissora no Twitter e Instagram.

O debate teve a participação do Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Alfredo Menezes (Patriota), Romero Reis (Novo), José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Alfredo Nascimento (PL), David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD).

Durante e após o debate, muitos internautas utilizaram as redes sociais para se manifestar, emitindo opiniões sobre a participação de cada candidato, que incluía a preparação para o cargo, mediante a apresentação de propostas, e a melhor atuação diante das provocações dos candidatos rivais.

Ricardo Nicolau (PSD) foi o candidato que mais se destacou, pois, apresentou com segurança e clareza as propostas e projetos que pretende implantar na capital, caso seja eleito. Entre as propostas está o investimento e a atenção especial à saúde. O candidato apresentou a construção do primeiro hospital municipal para cirurgias eletivas.

“Vamos fazer a verdadeira transformação na saúde pública de Manaus. Elevar a cobertura básica para 100% das pessoas que precisam do SUS e criar os CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde), com ambulatório de especialidades e exames de imagens e laboratoriais num único lugar. Fora isso, fazer o primeiro Hospital Municipal voltado a cirurgias eletivas. Quem está me vendo agora sabe das filas vergonhosas para cirurgias eletivas, que o cidadão leva meses e anos para conseguir”, enumerou o candidato.

Destacou também a saúde da mulher manauara, propondo a implantação de uma política abrangente para a população feminina da capital, com a criação da Clínica da Mulher na rede pública municipal.

Segundo a imprensa local, o ponto alto do debate foi quando Nicolau lembrou que foi o responsável pela montagem em quatro dias do Hospital de Campanha Gilberto Novaes, no pico da pandemia em Manaus, para auxiliar o enfrentamento da Covid-19.

Ao ser questionado pelo candidato Coronel Menezes (patriota), Nicolau respondeu que nunca se envolveu em suspeitas de crime com dinheiro público. “Eu nunca dependi de politica e nem de políticos; Eu tenho independência e autonomia para fazer as verdadeiras mudanças que Manaus merece. Eu não represento ninguém, eu me represento.” afirmou o candidato em sua fala.

Outro que também se destacou no debate foi o candidato da coligação Avante Manaus David Almeida (Avante), que reafirmou o seu compromisso com a ampliação dos serviços da saúde básica e de colocar em prática um plano de desenvolvimento Integrado durante o mandato.

O candidato Amazonino Mendes (Podemos) também foi citado, não pela atuação, e sim, pela ausência. Segundo informou o partido, o candidato faz parte do grupo de risco, é cardiopata, sofre de diabetes e já tem 80 anos, portanto, não deveria se arriscar mediante o risco de ser infectado pelo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui