Brasília – A deputada Carla Zambelli apresentou um projeto para exigir que congressistas façam exame toxicológico “de larga janela de detecção”, prevendo perda do mandato em caso de constatação do uso de droga ilícita.
O texto não traz qualquer menção ao deputado Aécio Neves (PSDB), embora a assessoria da deputada tenha divulgado que a iniciativa era “uma resposta” ao projeto apresentado pelo tucano, que propôs punições a quem não tomar a vacina contra a Covid-19, quando ela estiver pronta. Entre as sanções do projeto, está a proibição de participar de concursos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade e receber salários de emprego público.
Em sua justificativa, a deputada diz:
“Não se pode admitir que os artesãos do ordenamento jurídico pátrio fomentem e se tornem escravos, marionetes e/ou partícipes do deveras abominável, reprovável, perigoso e destrutivo tráfico de drogas. Caso um colega a isso sucumba, urge que venha a ser prontamente expulso de seus trabalhos na Casa”
“É um absurdo interferir na liberdade individual. E também que haja sobre a população recorrentes dúvidas quanto à sobriedade dos parlamentares. A classe política deve ser exemplo e, infelizmente, não o é há muito tempo”
Com informações de ‘O antagonista’