
Yan Marley Lopes Ferraz, de 24 anos, é o líder de uma quadrilha especializada no roubo de vans, com atuação predominante na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com os lucros dos crimes, ele vivia uma vida de luxo, realizando viagens e ostentando imagens que contrastavam com sua ligação ao mundo do crime.
Ele foi preso na quinta-feira (20/3) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), durante a Operação Torniquete. A quadrilha, liderada por Yan Marley, estava envolvida em roubos de veículos, especialmente vans, para o transporte alternativo. Segundo a polícia, ele é sobrinho de um chefe do tráfico na comunidade do Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio.
Yan Marley foi flagrado em diversas conversas, coordenando ações criminosas e negociando os veículos roubados. A operação foi conduzida para desarticular organizações que causavam grandes prejuízos aos setores de transporte alternativo e turístico. Em 2024, o impacto financeiro da quadrilha ao setor de transporte no Rio de Janeiro foi estimado em mais de R$ 5 milhões. Até a última atualização, a Operação Torniquete já havia resultando na prisão de mais de 450 pessoas e na recuperação de veículos e cargas roubadas.