Wilson Lima participa da primeira reunião com novo ministro da Saúde

O governador Wilson Lima participou da primeira reunião do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com os governadores dos estados e do Distrito Federal. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 26, em modo virtual.

Na ocasião, o chefe da Saúde nacional afirmou que o Brasil pode, no futuro, vacinar milhões de pessoas por dia. Ele também apresentou a nova equipe de secretários do MS e foram discutidas estratégias para otimizar as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI), distribuição de insumos e abastecimento de oxigênio medicinal.

Queiroga defendeu que o Ministério da Saúde vai assumir a responsabilidade de coordenar a distribuição de insumos e oxigênio. Pediu ajuda dos outros governadores e disse que a pasta trabalha para disponibilizar mais doses de imunizantes aos estados.

Uma das pautas defendidas pelo governador Wilson Lima é o controle da compra de insumos pelo Ministério da Saúde. Para ele, sem esse controle, estados podem fazer grandes estoques e outras unidades da federação podem sofrer com o desabastecimento.

O ministro também prometeu que o Brasil pode chegar a vacinar mais de 2 milhões de pessoas por dia quando o Instituto Butantan e a Fiocruz estiverem produzindo os imunizantes contra a Covid-19 em sua capacidade máxima.