Visionário da TV, Charles Dolan, criador da HBO, morre aos 98 anos

Charles Dolan, empresário americano e visionário da televisão a cabo, faleceu neste sábado (28) em Nova York, aos 98 anos, por causas naturais, conforme comunicado de sua família. Dolan foi o fundador da Cablevision e da Home Box Office (HBO), hoje reconhecida como um dos maiores nomes da indústria do entretenimento.

“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento do nosso querido pai e patriarca, Charles Dolan, o visionário fundador de HBO e Cablevision”, declarou a família em nota enviada ao jornal Newsday, que já pertenceu a Dolan e atualmente é comandado por seu filho Patrick.

Dolan nasceu em Cleveland, mas construiu sua carreira em Long Island, Nova York. Em 1972, lançou a HBO, promovida como “a Macy’s da televisão” por oferecer eventos ao vivo, esportes e filmes sem intervalos comerciais para assinantes. Um ano depois, fundou a Cablevision, que se tornou uma das maiores operadoras de TV paga nos Estados Unidos.

A HBO liderou a revolução da TV a cabo, seguida por redes como CNN, Nickelodeon e ESPN. Em 1973, Dolan vendeu sua participação na HBO e os ativos da Sterling Manhattan Cable à Time Inc., direcionando seu foco à expansão da Cablevision.

Dolan também fundou a American Movie Classics (AMC) em 1984 e, em 1986, lançou o News 12 Long Island, o primeiro canal regional de notícias 24 horas nos EUA. Este canal deu origem ao grupo News 12 Networks, referência em notícias locais na área de Nova York.

Além de suas inovações no setor, Dolan tinha participações em empresas que administravam o Madison Square Garden, o Radio City Music Hall, o New York Knicks (NBA) e o New York Rangers (NHL).

A Cablevision foi vendida em 2016 para a Altice, por US$ 17,7 bilhões (R$ 109,7 bilhões), e segue operando sob o nome Optimum. O Newsday, adquirido pela Cablevision em 2008, também foi parte da negociação. No entanto, Patrick Dolan liderou a compra de 75% do Newsday Media Group em 2016 e, posteriormente, adquiriu os 25% restantes, permanecendo à frente da empresa.

Charles Dolan deixa um legado inigualável como um dos grandes visionários da indústria televisiva e do entretenimento global.