Vigília marca apoio a Bolsonaro após início do julgamento no STF

Após o primeiro dia do julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, apoiadores do ex-mandatário realizaram uma vigília na noite desta terça-feira (2/9) em frente ao condomínio onde ele cumpre prisão domiciliar.

Os manifestantes chegaram por volta das 20h, mostrando apoio a Bolsonaro. Entre os presentes estavam os deputados federais Zé Trovão (PL-SC), Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE) e Gilvan da Federal (PL-SC).

Na segunda-feira (1º/9), véspera do julgamento, os apoiadores também se reuniram no local, acompanhados pelos filhos do ex-presidente. Os vereadores Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan Bolsonaro (PL-SC) visitaram o pai na residência em Brasília.

Julgamento no STF

As sessões que analisam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e seus aliados começaram nesta segunda-feira (2/9). O grupo é acusado de integrar o “núcleo crucial” da trama golpista, que teria tentado anular as eleições de 2022.

Na abertura do julgamento, o presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, iniciou a sessão. Em seguida, o relator Alexandre de Moraes apresentou o relatório da ação penal. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, fez a sustentação da acusação e pediu a condenação de Bolsonaro e dos demais réus.