Quatro policiais militares de São Paulo foram afastados de suas funções após um incidente ocorrido na noite de segunda-feira (2).
Um homem foi jogado de uma ponte por um policial. O caso, que aconteceu no bairro Cidade Ademar, zona sul da capital, foi filmado por amadores e rapidamente se espalhou nas redes sociais.
O homem sobreviveu. Agora, a polícia tenta localizar o homem para que ele preste depoimento.
O vídeo mostra o momento em que um dos policiais empurra o homem da ponte, enquanto os outros três policiais estão ao redor.
Nas imagens é possível ver um dos agentes levantando uma motocicleta caída, enquanto dois outros policiais ajudam. O quarto policial, segura o homem, que vestia uma camisa azul, e o empurra da ponte.
Em outra filmagem, um homem com uma camiseta azul similar à do suspeito aparece boiando no rio abaixo da ponte. A identidade da pessoa ainda não foi confirmada.
Os policiais envolvidos no incidente pertencem ao 24º Batalhão de Polícia Militar de Diadema, na região metropolitana de São Paulo, e estão lotados na equipe da Rondas Ostensivas com Apoio de Motos (Rocam). No entanto, até a manhã desta terça-feira (3), não foram divulgadas informações oficiais sobre o registro da ocorrência que levou ao incidente.
Em resposta ao ocorrido, a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo afirmou que os policiais foram afastados de suas atividades rotineiras enquanto o caso é investigado. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, condenou o ato, alegando o que “aquele que atira pelas costas, aquele que chega ao absurdo de jogar uma pessoa da ponte, evidentemente não está à altura de usar essa farda” e garantiu que os responsáveis seriam rigorosamente punidos.
“Determinei o afastamento imediato dos policiais envolvidos nessa cena lamentável. Eles passarão a cumprir expediente na Corregedoria da PM até que os fatos sejam esclarecidos”, disse o o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.