Vídeo: Forte terremoto de magnitude 7.8 deixa mais de 1.400 mortos na Turquia e na Síria

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia na manhã de hoje causou mais de 600 mortes. O tremor também atingiu a Síria.

Segundo estimativas provisórias relatadas pela mídia estatal síria e socorristas na zona rebelde, o terremoto causou 386 mortes e deixou 988 feridos no norte do país. Na Turquia, o saldo de mortes está em 284.

No desabamento de casas, a televisão síria informou que 239 pessoas morreram e 648 ficaram feridas em várias cidades, incluindo Aleppo, a segunda maior cidade da Síria.

As vítimas também foram registradas em Hama e em Lataquia e Tartus, na costa do Mediterrâneo.

Nas regiões nas mãos dos rebeldes, perto da Turquia, são os Capacetes Brancos – socorristas que se mobilizam nessas áreas – que contabilizam as vítimas.

“Cento e quarenta e sete mortos e mais de 340 feridos segundo um balanço provisório na província de Idlib e arredores de Aleppo”, no norte do país, anunciaram os Capacetes Brancos no Twitter.

Os Capacetes Brancos disseram que a situação era “catastrófica” e pediram às organizações humanitárias internacionais para “intervir rapidamente” para ajudar a população local.

Mais de mil prédios desabaram completamente, sugerindo um número mais grave de mortos e feridos, disse o vice-presidente turco Fuat Oktay. Por questões de segurança, o gás foi cortado em toda a área, devido a tremores secundários e temores de explosões.

Segundo Oktay, pelo menos três dos aeroportos da área afetada – Hatay, Maras e Gaziantep – foram fechados ao tráfego. Os motivos não foram especificados, mas essas três cidades estão entre as mais atingidas.

Além disso, a neve e as tempestades que atingiram a região impediram o tráfego em outros aeroportos, incluindo o de Diyarbakir.

Confira: