
A cuidadora de idosos Karla Cruz de Lima, de 41 anos, passou por momentos de terror ao ser feita refém por um homem no interior de uma agência bancária. O fato aconteceu na manhã deste sábado (22), no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) cercaram a área, por volta das 7h, e tentaram negociar a soltura da vítima, que só foi liberta após as equipes invadirem o local. O bandido, identificado como Ismael, morreu após ser baleado.
Depois de quase duas horas de negociação, às 9h, o homem fez um sinal de que mataria a mulher com um caco de vidro.
Nesse momento, os militares entraram no banco, e atiraram contra o agressor, atingido por três disparos.
Segundo o tenente-coronel Ludogero Antônio, comandante do 23º BPM (Leblon), equipes do batalhão estavam em patrulhamento quando se depararam com Ismael com uma garrafa de vidro quebrada, atacando a vítima.
“Imediatamente, a equipe fez contato com o Centro de Comando e Controle e com a supervisão do batalhão. Eu, o subcomandante e os supervisores partimos para o local e iniciamos a negociação, isolamos o perímetro e acionamos o Bope. Brevemente, o Bope assumiu a negociação e posicionou as equipe e atiradores para eventual intervenção, se necessária. O criminoso a todo momento exigia a presença da imprensa e o negociador entendeu por atender. Em dado momento, ele se exaltou demais e a vítima correu risco de morte, assim os negociadores do Bope optaram por intervir. Conseguiram neutralizar o sequestrador e a vítima saiu ilesa”, relatou o comandante.
Baleado na cabeça, o bandido foi encaminhado em estado grave ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Conforme a direção da unidade de saúde, ele não resistiu. Já Karla, que tem três filhos, não ficou ferida e prestou depoimento na 14ª DP (Leblon), que investiga o caso.
Imagens mostram o momento em que os PMs entram na agência. É possível ouvir o negociador da corporação gritando “não”, enquanto outros agentes correm em direção ao bandido. São disparados cinco tiros e, cerca de dez segundos depois, a vítima sai do estabelecimento amparada por militares.
Confira:
Vídeo mostra momento em que agentes do Bope resgatam mulher feita refém por homem em situação de rua em banco no Leblon, na Zona Sul.
Arquivo pessoal pic.twitter.com/8aKhSMfqxZ
— Jornal O Dia (@jornalodia) February 22, 2025