
Nesta terça-feira (15), o nível do rio Negro começou a apresentar sinais de vazante em Manaus, mas ainda se mantém alto para o período. Segundo o 28º Boletim de Alerta Hidrológico do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, o rio marcou 28,89 metros, com uma média de queda de 1,5 centímetro por dia nos últimos dias.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), mesmo com o início da descida, os níveis continuam acima do esperado, mantendo a classificação de inundação severa em várias áreas do baixo curso dos rios Solimões e Amazonas. A orientação é de que comunidades em áreas de risco sigam em alerta.
Para o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional do SGB em Manaus, André Martinelli, o ciclo hidrológico deste ano é considerado fora do padrão.
“Tivemos uma cheia expressiva em toda a bacia, com níveis acima do normal para o período, chegando a ultrapassar, em alguns pontos, a marca de inundação severa”, explicou.
Ele destacou ainda que os dados refletem uma recuperação importante após a forte estiagem entre 2023 e 2024.
“Esse ciclo de 2025 mostra uma recuperação em relação à escassez registrada no ano passado”, disse.
A vazante já havia começado a ser observada em afluentes como os rios Madeira, Purus e Juruá há algumas semanas. Em Manaus, no entanto, o recuo das águas só foi notado no fim da semana passada e se confirmou agora, com uma redução de 15 centímetros até o momento.
Martinelli enfatizou que, apesar de lento, o ritmo de descida em Manaus é compatível com o padrão hidrológico da região.
“Nas estações monitoradas, o ritmo de queda segue dentro do esperado para esta época. Não há sinais de descida abrupta ou fora do padrão histórico”, acrescentou.
A expectativa é de que a vazante continue nas próximas semanas, acompanhada por monitoramento constante realizado pelas estações hidrológicas do SGB. O boletim completo está disponível no site oficial do órgão.







