Varíola dos macacos: Brasil monitora dois casos suspeitos da doença

Nesta segunda-feira (30) o Ministério da Saúde informou que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. O primeiro caso está no Ceará e outro, em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, uma terceira suspeita está sendo monitorada.

Em nota, a pasta informou que “Está em contato com os Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”. Até o momento, não há casos confirmados da doença no país.

A varíola dos macacos

É uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus surgiu entre os anos 1958 e 1970, na República Democrática do Congo, é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.

Quais os sintomas?

Febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a uma gripe.  As lesões surgem entre 1 a 5 dias, começam na face, espalhando para outras partes do corpo.

Transmissão

A proximidade entre indivíduos é fator necessário para o contágio. O contato com infectados por meio de secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório pode levar a doença.

A transmissão pode ocorrer também por meio de objetos contaminados, por exemplo: lençóis ou toalhas usados por alguém doente.