Unidade Móvel realiza castração de gatos no bairro Jorge Teixeira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, agendou a castração de 250 gatos em ação realizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

O agendamento para o serviço foi disponibilizado no dia (16),  e o procedimento cirúrgico foi iniciado na segunda-feira (20), e será encerrado na sexta-feira (24), com o apoio da Unidade Móvel do CCZ, instalada na sede do Distrito de Saúde (Disa) Leste, no bairro Jorge Teixeira, facilitando o acesso da população ao atendimento.

O diretor do CCZ, Rodrigo Araújo, informa que a oferta do serviço no Jorge Teixeira, com 50 procedimentos cirúrgicos diários, faz parte de uma ação que busca priorizar bairros em que há maior registro de casos de esporotricose, zoonose que afeta pessoas e animais, especialmente gatos.

“O CCZ tem a função de controle das doenças que os animais podem transmitir para os humanos. E a castração é uma das melhores formas de fazer o controle epidemiológico das zoonoses. Com menos animais nas ruas, menores são as chances de propagação de doenças”, explica Rodrigo.

Para a castração, o animal, cão ou gato, deve estar saudável, sem pulgas ou carrapatos, e ter mais de seis meses de idade.