TSE concede 116 inserções a Lula na propaganda de Bolsonaro

Neste sábado (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu 116 inserções de 30 segundos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é candidato à presidência da república, dentro da propaganda eleitoral na TV do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Seis dos sete ministros votaram a favor da decisão. O único voto que falta é o do ministro Raul Araújo. A reunião está sendo realizada de forma virtual e deve se estender até às 23h59 deste sábado.

Na quarta-feira (18), a ministra Maria Bucchianeri havia concedido, como direito de resposta, 164 inserções de 30 segundos para Lula no programa do atual presidente. Porém, após recurso da campanha de Bolsonaro, Bucchianeri suspendeu na quinta-feira (19) sua própria decisão e enviou o caso ao plenário do TSE.

Notícias falsas

Em sua determinação de quarta-feira, a ministra argumentou que a campanha do presidente veiculou notícias falsas sobre o petista em 164 inserções. Por isso, o direito de resposta seria proporcional.

Ela citou propagandas da campanha que associam o petista ao crime organizado ao afirmarem que Lula foi o mais votado em presídios. Ela também levou em consideração propagandas de Bolsonaro afirmando que Lula pediu para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz.

 

Com informações da DW**