Trump veta orçamento de defesa por não incluir punição a plataformas de internet

Donald Trump vetou nesta quarta (23) o orçamento anual de gastos militares dos EUA, o que pode levar Câmara e Senado a derrubarem um veto pela primeira vez no seu governo —ambas as Casas haviam aprovado a legislação com ampla maioria.

O presidente exigia que a lei incluísse a revogação da legislação que dá imunidade a plataformas de internet, que ele acusa de perseguirem conservadores, informa a agência Reuters.

“A seção 230 [do Communications Decency Act] facilita a disseminação de desinformação estrangeira on-line, que é uma séria ameaça à nossa segurança nacional”, alegou Trump em comunicado divulgado hoje. Esse dispositivo, que o republicano quer derrubar, exime as plataformas de responsabilidade por conteúdo postado por terceiros.

Republicanos e democratas contra-argumentaram que essa provisão não tem nada a ver com assuntos militares, o tema da legislação em discussão, e que o orçamento militar foi aprovado todos os anos nas últimas seis décadas.

O presidente está em guerra com a chamada “big tech” desde que as plataformas de internet começaram a fazer checagem de suas declarações e a rotular como fake news seus posts sobre a “fraude” nas eleições deste ano, entre outros assuntos.