Trump planeja deportar todos os imigrantes ilegais e anuncia perdão a manifestantes do Capitólio

presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou neste domingo (8/12) seu compromisso de deportar todos os imigrantes ilegais no país ao longo de seu mandato. Em entrevista ao programa Meet the Press, da NBC News, ele destacou que as deportações começarão com criminosos condenados, mas se estenderão a outros grupos, incluindo famílias em situação de imigração mista e pessoas com cidadania por direito de nascimento.

“Você precisa de regras, regulamentos e leis. Eles entraram ilegalmente”, justificou Trump, acrescentando que a única maneira de não separar famílias é deportar todos os membros juntos.

A questão migratória foi o tema central de sua campanha eleitoral. Entre as mudanças propostas, Trump sugeriu revisar a proteção constitucional que garante cidadania automática a pessoas nascidas em território americano, mesmo que seus pais sejam imigrantes ilegais.

Além disso, Trump anunciou que, no dia de sua posse, em 20 de janeiro, assinará indultos para os condenados pelo ataque ao Capitólio dos EUA, ocorrido em 6 de janeiro de 2021. Ele defendeu que muitos dos envolvidos foram tratados de forma excessivamente rigorosa na prisão e merecem perdão.

A iminente posse e suas promessas provocam debates acalorados sobre as políticas de imigração e o impacto de seus indultos presidenciais.