Treinamento de mesários será feito à distância

Diferentemente dos anos anteriores, em que os mesários participavam de treinamento presencial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar a partir desta terça-feira (1º), a capacitação virtual para às Eleições Municipais, na modalidade à distância (Ead), por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Os treinamentos acontecerão no Portal de Educação do TSE e pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, que pode ser baixado a partir desta segunda-feira (31), nas plataformas Android e IOS.

O curso será ministrado ao cidadão que foi previamente selecionado pelo cartório eleitoral e ter recebido na sua carta de convocação as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição).

Alguns mesários poderão receber treinamento presencial, observados todos os protocolos de segurança sanitária, em casos de impossibilidade de acesso às plataformas digitais, problemas de conexão com a internet e outras restrições. Para os mesários voluntários, desde que autorizado previamente, as convocações poderão ser enviadas por e-mail, WhastApp ou SMS.

Todos os mesários são treinados gratuitamente em plataforma digital oficial da Justiça Eleitoral, e somente os cartórios eleitorais são responsáveis por essa comunicação com os colaboradores.

Certificado

A conclusão do treinamento para o mesário que trabalhou nas eleições equivale a um dia de convocação, ou seja, dois dias de folga, nos termos do artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e do parágrafo único do artigo 22 da Resolução-TSE nº 23.611/2019.

O certificado de conclusão do treinamento somente terá validade para comprovar a convocação pela Justiça Eleitoral se estiver acompanhado de declaração ou certidão emitida pelo cartório eleitoral.

A declaração de dias trabalhados e de participação em treinamento é fornecida pelo cartório eleitoral ou pelo Portal do TSE, em alguns dias depois de cada turno da eleição.