Tragédia: Sobe para 50 o número de imigrantes mortos encontrados dentro de caminhão

Subiu para cinquenta o número de imigrantes foram encontrados mortos na traseira de um trailer em San Antonio na noite de segunda-feira (28), disseram autoridades policiais. Dezesseis outros – 12 adultos e quatro crianças – foram levados para hospitais locais com ferimentos relacionados ao calor.

O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, citando informações fornecidas pelas autoridades norte-americanas, disse que o número de mortos é de pelo menos 50, incluindo 22 cidadãos mexicanos, sete cidadãos guatemaltecos e dois cidadãos hondurenhos. As outras vítimas ainda não foram identificadas e o México está trabalhando com os EUA para investigar, segundo Ebrard.

“Estamos de luto”, disse Ebrard em comunicado na terça-feira via Twitter. “Grande tragédia.”

O chefe de polícia William McManus disse em uma coletiva de imprensa que as autoridades receberam uma ligação por volta das 17h50, horário local, de um trabalhador que ouviu gritos de socorro e encontrou o caminhão com as portas parcialmente abertas. O trabalhador encontrou vários cadáveres dentro do trailer, disse McManus.

McManus disse que três pessoas foram detidas, embora tenha confirmação da ligação com o incidente, que agora está sob investigação federal.

O chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood, disse que as 16 pessoas levadas para o hospital estavam todas conscientes quando foram encontradas, embora estivessem “fracas” e não pudessem sair do trailer por conta própria. Ele disse que todos estavam “quentes ao toque” e sofrendo de lesões relacionadas ao calor, como exaustão pelo calor e insolação.

Ele disse que não havia sinais de água ou ar condicionado funcionando no caminhão, e as autoridades disseram que não está claro quanto tempo o grupo estava no caminhão antes de serem encontrados.

As vítimas eram uma mistura de homens e mulheres e variavam em idade, mas nenhum dos mortos parecia ser menor de idade, disseram autoridades.

Hood disse que os socorristas agora estão sendo interrogados para ajudá-los a processar o que testemunharam.

O governador Greg Abbot disse no Twitter que as pessoas foram encontradas na traseira de um caminhão e culpam as mortes pela divisão política e como as fronteiras são protegidas.

“Hoje em San Antonio fez 102 graus. Imagine ser abandonado dentro de um caminhão de 18 rodas deixado para morrer – 42 pessoas morreram hoje – @AliMayorkas sequer mencionará seus nomes?”, escreveu o deputado Tony Gonzales,  do partido republicano que representa o Texas.

Lonas perto da traseira do caminhão aberto, bem como uma grande ambulância de “vítima em massa – evacuação” correndo e dezenas de policiais do Departamento de Polícia de San Antonio, Segurança Interna e Patrulha de Fronteira no local.

O caminhão foi abandonado em uma área remota perto de trilhos de trem e o motorista continua foragido, de acordo com o New York Times.

Oficiais e socorristas estavam andando pelos trilhos do trem com câmeras de imagem térmica para encontrar possíveis sobreviventes e o motorista, informou a KSAT.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse que o cônsul mexicano estava a caminho do local na segunda-feira.

Ebrard disse em um tweet que as nacionalidades das vítimas ainda eram desconhecidas.
O consulado geral mexicano em San Antonio disse no Twitter que forneceria ajuda a qualquer mexicano envolvido no incidente, se houver. Também disse que o cônsul-geral Ruben Minutti estava a caminho do local.

Confira: