TJ-AM ordena soltura de ex-líder de facção condenado a 120 anos

Manaus – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concedeu, por meio de alvará de soltura, liberdade ao réu Gelson Lima Carnaúba, ex-líder da facção criminosa ‘Família do Norte’ (FDN), nesta quarta-feira (16). Carnaúba cumpre pena em um presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS), por envolvimento na morte de 12 presos durante rebelião de 2017 no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim, na zona rural de Manaus).

Pela demora no julgamento do processo e com o documento favorável, o desembargador Sabino Marques entendeu que o prazo terminou e causa “constrangimento ilegal”. Segundo informações dos bastidores da justiça, o desembargador Sabino, no alto dos seus 74 anos de idade, é acometido de doenças degenerativas, e entre elas o Alzheimer. A fonte corroborou que a razão da decisão está na insistência de confiar no julgamento de um desembargador o qual não goza plenamente de suas faculdades mentais.

 “Por excesso de prazo, ordeno que seja expedido o competente alvará de soltura em seu favor com qualificação existente nos autos, devendo ser posto em liberdade incontinenti da Unidade Prisional aonde se encontra custodiado”, Afirmou o desembargador.

O advogado de Carnaúba, Elzu Souza, no entanto, explica que seu cliente ainda precisa cumprir dez anos de prisão e aguarda sentença em outros cinco processos. Elzu Souza disse que Carnaúba permanecerá preso em regime federal, em Campo Grande (MS). “Não o beneficia, ele só foi ‘solto’ em um dos processos que está preso, tem mais dez anos pra cumprir”, afirmou.

Carnaúba é considerado de alta periculosidade e por isso está preso em presídio federal. Segundo o Sistema Penitenciário, foi líder da facção FDN (Família do Norte), com influência no tráfico de drogas no Norte do país. Sua lista criminal inclui também posse e porte de arma de fogo, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica. Segundo informações do próprio sistema penitenciário, ele é considerado representante máximo da facção Comando Vermelho.