O teste molecular ‘PCR em saliva’ para detectar a presença do novo coronavírus no organismo já está disponível em Manaus e tem a mesma eficácia do RT-PCR que coleta material nas vias nasais, porém não provoca desconforto na hora do exame e apresenta resultado em até três dias úteis.
O PCR em saliva foi aprovado pelas autoridades sanitárias para o diagnóstico seguro dos pacientes e para a redução do número de casos. Detectar a presença do vírus o quanto antes é importante para isolar o doente e evitar a propagação.
Para realizar o PCR em saliva é utilizada a mesma técnica do RT-PCR tradicional, no qual o material a ser analisado é recolhido por uma haste flexível nas narinas. “O RT-PCR é considerado o padrão ouro para detecção do vírus. Tendo em vista que a coleta pela via nasal é desconfortável e pode ser um problema em alguns públicos, como crianças, a realização do exame em saliva torna-se uma alternativa”, explica a coordenadora técnica, Mayara Alves.
O momento ideal para a coleta é entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. “Pessoas que estiveram expostas a doentes comprovadamente com infecção pelo coronavírus devem aguardar pelo menos cinco dias após a data de contato com um possível infectado para realizar o exame”, explica a coordenadora. Também não é necessário nenhum tipo de jejum ou preparo especial.
Devido à facilidade de colher esse fluido, a saliva é estudada como material para diagnóstico há mais de 40 anos, sendo facilitada por conta do método simples de coleta. Além dos benefícios de não ser invasivo, e de fácil armazenamento.
Em Manaus, o resultado é liberado em até três dias úteis e pode ser realizado nas unidades de covid do laboratório do Grupo Sabin ou pela coleta móvel. Na modalidade particular, o exame não requer a apresentação de pedido médico. Para realizar o teste em casa é necessário agendamento prévio.





