Terremoto atinge o Japão e moradores fogem de algumas áreas costeiras

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de “grande tsunami” para regiões costeiras do oeste após um terremoto atingir o país nesta segunda-feira, 1º. Segundo dados preliminares, a magnitude do tremor foi de 7,6.

De acordo com a rede de televisão japonesa NHK, ondas de cerca de 1 metro já atingiram a costa, e ondas ainda maiores podem ser esperadas nas regiões de Ishikawa, Niigata e Toyama. Um alerta de “grande tsunami” indica a possibilidade de ondas maiores de 3 metros.

É a primeira vez que o país emite esse tipo de alerta desde março de 2011, quando um terremoto provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura na região de Tohoku. A água chegou até a usina de Fukushima, provocando um dos piores desastres nucleares de todos os tempos.

É possível que novos tremores ocorram nos próximos dias no Japão. O governo pediu que residentes das regiões atingidas deixem suas casas. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, pediu que a população continue em alerta para possíveis novos terremotos.