Tarifas da Venezuela levam Roraima a acionar governo Lula para proteger comércio

O governo de Roraima acionou o Itamaraty e outras autoridades federais nesta sexta-feira (25) após a Venezuela impor tarifas que variam de 15% a 77% sobre produtos brasileiros, colocando em risco a balança comercial do estado, que depende fortemente das exportações para o país vizinho.

A Venezuela representa mais de 70% das exportações de Roraima, que totalizaram US$ 41,5 milhões no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A equipe do governador Antonio Denarium (PP) destaca que as tarifas estão sendo aplicadas até em casos que deveriam ser isentos, conforme as regras do Mercosul, que prevêem isenção mediante apresentação do certificado de origem — requisito que estaria sendo ignorado pelas autoridades venezuelanas.

A cobrança teria começado sem aviso prévio, e ainda não está claro se o aumento das tarifas se trata de um erro administrativo ou uma decisão deliberada do governo de Nicolás Maduro. A denúncia foi divulgada pelo jornal Folha de Boa Vista.