Uma pesquisa publicada neste sábado (28), informando que o candidato Amazonino Mendes (Podemos) lidera as opções de votos em Manaus para este domingo são extremamentes falsas.
Sem informar a data das pesquisas, a Rede Diário de Comunicação que pertence ao sobrinho de Eduardo Braga, grande aliado de Amazonino nessas eleições, divulgou que o candidato do ‘Podemos’ aparece com 43,8% das intenções de voto, enquanto David Almeida (Avante) aparece com 39,6%. Essa estratégia seria induzir o eleitor a margem de erro.
Essa não é a primeira vez que o grupo divulga Fake News para benefícios políticos. Em 2014 nas eleições para o governo do estado, matérias que beneficiavam Eduardo Braga foram divulgadas com frequência. As supostas pesquisas davam como certa a vitória de Eduardo sobre o candidato José Melo que acabou ganhando as eleições daquele ano.
Durante todo período eleitoral de 2020, principalmente neste segundo turno, Amazonino vem usando todo tipo de táticas sujas para assumir o cargo de prefeito de Manaus.
A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime eleitoral.