Sobrinho de Dilma Rousseff afirma que Lula fez acordo de paz entre Israel e Hamas

O vereador Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), gerou polêmica nesta terça-feira (14) ao afirmar nas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido o responsável por encerrar a guerra entre Israel e o Hamas.

Quem acabou com a guerra em Gaza chama-se Luiz Inácio Lula da Silva! Trump ajudou a financiar a guerra; Lula fez o acordo pela paz!”, escreveu o parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter). Ele também compartilhou uma frase atribuída a Lula: “O mundo precisa gastar dinheiro não com armas, mas com comida para matar a fome de milhões de pessoas.

A declaração é falsa e tem sido reproduzida por influenciadores ligados à esquerda. O cessar-fogo anunciado nesta segunda-feira (13) foi resultado de negociações diretas entre Israel e o grupo Hamas, com mediação dos Estados Unidos e apoio de países árabes.

O Brasil não participou das tratativas e não enviou representantes para a cúpula de paz realizada no Egito, que reuniu líderes de diversas nações para formalizar o acordo.