SISU: Falha no site faz aprovados ‘perderem” vagas em universidades

Uma falha na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) fez com que vários estudantes “perdessem” a vaga em universidades públicas. Nas redes sociais, se somam relatos de pessoas que foram aprovadas mas, no dia seguinte, por conta de um erro no site, caíram posições e ficaram de fora da lista de classificados.

Inicialmente, os resultados seriam anunciados na terça-feira (30). Alguns estudantes conseguiram visualizar a lista de aprovados na manhã daquele dia, até que o site ficou instável e saiu do ar.

À noite, o Ministério da Educação informou que “identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação”, adiando a divulgação dos resultados para quarta-feira (31). No dia seguinte, porém, a classificação estava diferente da exibida no dia 30.

Em entrevista a estudante sergipana Kamilly Giovanna, de 19 anos, contou que, no resultado de 30 de janeiro, viu seu nome na 1ª colocação para cursar Estatística na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A página saiu do ar, mas Kamilly acreditou que estivesse tudo correto. No dia seguinte, no entanto, o site do Sisu passou a exibir a seguinte mensagem: “Você não foi selecionada na chamada regular”.

A divulgação indevida, no entanto, frustrou muitos estudantes, já que inicialmente apareceu que eles haviam sido aprovados no curso escolhido, mas depois atualizou que, na verdade, eles não haviam sido selecionados na chamada regular. Muitos candidatos, que inicialmente celebraram a aprovação, ficaram frustrados com a situação.

A pasta afirmou que todos têm a oportunidade de expressar interesse em participar da lista de espera até 7 de fevereiro. “O sistema é seguro, e os resultados oficiais não serão modificados”, acrescentou o órgão em nota.