
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Diretoria de Saúde da Casa Legislativa, realizou, na manhã desta quinta-feira (24 de abril), uma palestra de conscientização ao Dia Nacional do Autismo. O evento contou com a presença de especialistas no assunto e abordou sobre a importância do diagnóstico precoce. A atividade também ofereceu um espaço de pinturas voltado para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A servidora terceirizada da CMM Jamilly Albuquerque foi uma das participantes da atividade. Ela é mãe de uma criança com TEA, que foi diagnosticada há pouco tempo.
“Foi muito difícil no começo, bate aquele desespero, mas depois com a ajuda da família, amigos me apoiando, estou dando forças para o José Kauê que tem 6 anos. Ele foi diagnosticado há pouco tempo com autismo tipo 2”, disse a servidora.
Segundo a diretora de Saúde da CMM, Hanan Awwad, a intenção do evento é orientar e informar sobre a importância do diagnóstico do TEA na infância e na adolescência.
“Primeiramente, agradeço ao nosso presidente David Reis, porque a iniciativa de tornar a Câmara mais inclusiva é dele, então procuramos trazer esse evento para que possamos levar conhecimento para os servidores, pais e mães de autistas, porque às vezes elas não sabem identificar”, enfatizou.
As discussões sobre o TEA têm se intensificado nos últimos anos. Um estudo feito pelo Ministério da Saúde Americano mostrou que a cada 36 crianças, uma recebe o diagnóstico de TEA. A recomendação dos especialistas é para o diagnóstico precoce para que haja um acompanhamento multidisciplinar.
“Autismo é um termo que vem do grego, significa voltado para si, então são crianças que têm dificuldade de interação social e vivem muito no seu mundo interno”, explicou o médico psiquiatra Hélio Melo, um dos palestrantes do evento realizado pela CMM.
A Diretoria de Saúde da Casa Legislativa ressalta que já se prepara para o próximo evento, a ser realizado no mês de maio, sobre educação no trânsito.