Os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), que disputam o segundo turno da eleição para prefeito de Manaus, confirmaram presença no debate da Tv Norte Amazonas na manhã desta quarta-feira (25).
O debate começou com as propostas dos candidatos ao sistema de saúde pública da cidade, para melhoria dos atendimentos e maiores distribuições de medicamentos para população.
Durante todo o debate, o candidato Amazonino Mendes ( Podemos) preocupou-se apenas em acusar o candidato David Almeida e comentar da antiga gestão, do que apresentar novas propostas. Segundo ele, David Almeida não tem experiência e nem vivência para garantir mudanças rápidas no sistema de saúde.
Em determinado momento, David Almeida (Avante) questionou o ex-prefeito e governador de ter vendido a Companhia de Saneamento do Amazonas – COSAMA , que aconteceu no governo de Amazonino Mendes.
Após 20 anos, o dinheiro da venda da privatização da empresa que custou R$ 208 milhões não foi investido no abastecimento de água e esgotamento sanitário para alguns municípios do Estado.
Em sua defesa, Amazonino diz não lembrar de ter vendido a empresa, e que houve licitação correta e nacional. Ainda de acordo com ele, a privatização da empresa de água foi o começo da solução dos problemas de abastecimento da cidade.
Em seguida, no momento do ‘Tema Livre’ David questionou Amazonino sobre a proposta do auxílio de 300 reais, que na propaganda eleitoral ele diz que será implementado a partir do dia 1 de janeiro, e numa entrevista do ‘Negão’ na noite de ontem (24), mudou sua afirmativa dizendo que não será em janeiro essa implementação. “Quem está falando a verdade, candidato, a sua propaganda ou sua entrevista na TV?”. Amazonino por sua vez diz que vai seguir com essa proposta, que segundo ele , corresponde a 7.05% do orçamento. “ Eu vou dá com tranquilidade 300 reais por mês sim, é lógico que eu não vou começar dando, eu vou ter que mandar para câmara municipal e ela deverá aprovar”, e retrocou dizendo que David era um ‘lobo em pele de cordeiro’ e que essas eleições era um filme que já tinha visto, comparando essa campanha com aquela em que enfrentou o atual governador do estado Wilson Lima.
Em resposta, David falou que o governador do estado, citado diversas vezes no debate, é uma ‘criação’ de Amazonino, e lembrou que o governador foi funcionário na gestão passada dele. “Ele usa o Wilson para me desgastar, o Wilson é problema do Amazonino”, disse David.
David Almeida finalizou o debate agradecendo os telespectadores e a oportunidade de discutir sobre o futuro de Manaus. “Quero agradecer a oportunidade a você que está assistindo, Manaus precisa ser discutida do presente para o futuro, Manaus não pode ser discutida com passado de 10, 20 a 30 anos”. O candidato também garantiu melhorias no transporte coletivo, além da educação e saúde, caso seja eleito.
Nas considerações, Amazonino acusou o oponente de denegrir sua imagem por ser uma pessoa mais velha, e que isso era um mal exemplo para as crianças e falou que tem o direito de falar do passado. “Eu tenho que falar do passado sim, se eu não tivesse errado na gestão passada o Amazonas estaria melhor, porque quando eu fui governador caiu o PIB do Amazonas e piorou tudo”, e finalizou afirmando que nunca teve processos ou problemas relacionado a saúde pública do estado, “É Fake News”.
No final do programa, David Almeida expôs alguns processos contra Amazonino Mendes em suas redes sociais na época em que ele era prefeito de Manaus, entre os processos estão Improbidade Administrativa e Violação aos Princípios Administrativos.