Secretários investigados pela PF e Polícia Civil integram equipe do Prefeito David Almeida

O Prefeito de Manaus, David Almeida montou uma equipe de secretários envolvidos em escândalos, prisões e investigações policiais. O time irá auxiliar o chefe do executivo municipal nesse segundo mandato.

Dentre o time de “craques” formado pelo Prefeito David Almeida, estão: Sabá Reis, Chefe da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Ele lidera a lista de investigados na prefeitura municipal, sendo alvo da “Operação Dente de Marfim”, onde é suspeito de comandar um esquema irregular com a empresa Mamute Conservação, Construção e Pavimentação Ltda.

De acordo com as investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF), a Mamute Conservação, Construção e Pavimentação faturou mais de R$ 40 milhões dos cofres públicos. O órgão menciona a existência de uma “organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro”.

Ainda de acordo com informações, telefonemas interceptados indicam conversas entre Sabá Reis e Carlos Edson de Oliveira Júnior, da Mamute, que, segundo as autoridades revelam a negociação de vantagens ilícitas.

Outro nome polêmico na o time de David Almeida, é o Advogado Jender Lobato, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Ele foi preso em 2020, acusado de fraudar uma licitação para o fornecimento de transporte escolar em Presidente Figueiredo.

Ainda em 2020, Jender Lobato, como Presidente do Boi Bumbá Caprichoso, foi detido na condição de depoente, durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investigava suspeitas de fraude em uma licitação para transporte escolar.

Além dele, também foram presos Sérgio Vianna, pai do deputado Saullo Vianna e ex-presidente do Movimento Marujada do Caprichoso; Rosedilce de Souza Dantas, sócia da empresa de Saullo; e Udsom Maranhão Duarte, engenheiro e funcionário da prefeitura do município.

Outro aliado e integrante do time, é o Deputado Saullo Vianna (UB), preso em 2018, logo após ser eleito deputado estadual, durante uma investigação por crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e violação de sigilo funcional, ao fornecer informações privilegiadas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

À frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), o ex-vereador Fransuá Mattos é outro nome envolvido em investigações que integra a equipe do prefeito. Em 2018, ele foi acusado de agredir a namorada, que teria se recusado a participar de uma orgia.