Sebastião Salgado exibe mais de 200 fotos na exposição sobre a Amazônia que chega em São Paulo

O Brasil recebe pela primeira vez a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado”, que já passou por Paris, Roma e Londres. As mais de 200 fotos em preto e branco retratam a imersão do fotógrafo na floresta amazônica e na rotina dos povos originários do nosso país durante sete anos.

Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, mulher de Sebastião Salgado, a mostra pode ser conferida no espaço Sesc Pompeia, em São Paulo, com entrada gratuita. A exposição é imersiva e leva o visitante para um mergulho no coração da Amazônia para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta. “Ao projetar ‘Amazônia’, quis criar um ambiente em que o visitante se sentisse dentro da floresta, se integrasse com sua exuberante vegetação e com o cotidiano das populações locais”, comenta Lélia ao site do Sesc Pompéia.

Os retratos foram feitos por terra, água e ar e revelam a floresta, os rios, as montanhas e a vida de comunidades indígenas, em uma Amazônia que sempre surpreende com a cultura de seus povos, seus mistérios, sua força e incomparável beleza.

Depois de São Paulo, onde fica até o dia 10 de julho, “Amazônia” segue para o Rio de Janeiro (RJ), no Museu do Amanhã, de 19 de julho de 2022 a 29 de janeiro de 2023. Amazônia vai ainda ser apresentada em Belém (PA), além de outras capitais. Glamurama.