Rio Negro volta a subir e nível chega a 30,02 metros

Manaus – O nível do rio subiu 3 centímetros na manhã desta quarta-feira (16), em Manaus. Após uma vazante na última segunda-feira (14), o rio Negro teve o processo de repiquete.

A marca histórica chegou a 30,02 metros, considerada a maior cheia dos últimos 119 anos. O nível do rio ficou estagnado por uma semana com 30 metros, teve uma queda na última terça-feira (15), e hoje subiu novamente. Esse fenômeno de descer e subir novamente, caracteriza o chamado repiquete.

A Casa Militar, por meio da Defesa Civil, construiu mais de 11 mil metros de pontes de madeiras e passarelas em mais de 20 bairros afetados pela cheia na capital.

Aproximadamente 4 mil famílias precisavam das construções para facilitar o acesso às casas em meio às ruas alagadas. Para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a previsão era que o rio subisse até o fim de junho.

O aumento das chuvas e a cheia dos rios é um fenômeno natural no Amazonas, Contudo, o alagamento no Centro da capital, é provocado pelas tubulações de esgoto, já que o rio não atinge a área diretamente, segundo o CPRM (Serviço Geológico do Brasil).