O candidato a prefeito de Manaus, Ricardo Nicolau (PSD) anunciou a Casa da Mulher e a Rede de Proteção à Mulher, duas das principais ações do Plano de Gestão voltadas às mulheres. Os projetos foram lançados no I Fórum de Debates do Comitê da Mulher da Coligação ‘Pra Manaus Voltar a Acreditar’, neste fim de semana. O espaço, localizado no Comitê Central, no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, foi criado pelo candidato no início da campanha para prestar apoio à organização das campanhas das candidatas coligadas, além de debater políticas públicas femininas.
“É importante criar instrumentos, inclusive financeiros, para dar independência a essas mulheres vítimas de violência e elas poderem se sentir mais confiantes para seguirem em frente. Ouvindo lideranças femininas, chegamos ao consenso sobre a importância desta ajuda financeira temporária”, explicou Ricardo Nicolau, ao lado da esposa Márcia Nicolau, advogada e coordenadora do Comitê da Mulher.
De acordo com Ricardo Nicolau, a Casa da Mulher será um espaço que receberá vítimas da violência doméstica, com ou sem filhos. No local, a mulher terá acolhimento e receberá orientações jurídicas a respeito de como proceder mediante separação ou até que o agressor deixe a residência comum do casal/família.
“Outro objetivo da Casa da Mulher é funcionar como um ambiente de transição, onde a mulher possa se reestabelecer minimamente para construir uma nova vida. O tempo de permanência na Casa deve variar caso a caso”, explicou Ricardo Nicolau.
Já a Rede de Proteção à Mulher trata do atendimento ao público feminino pela Guarda Municipal, a ser realizado de maneira ainda mais atenciosa. “Faremos um trabalho também de conscientização social para a redução da violência contra a mulher em escolas municipais e demais instituições públicas”, comentou o candidato.
O I Fórum de Debates do Comitê da Mulher teve a presença do candidato a vice-prefeito, o médico oncologista e professor universitário Dr. George Lins (PP), de lideranças femininas locais e de candidatas que fazem parte da coligação.
Creches com novo horário
Ricardo Nicolau também planeja estender o horário das creches, das 6h30 às 19h30, antes e depois do horário comercial habitual, para que as mães possam trabalhar regularmente; além da ampliação do ensino integral, o que tende a ser bastante benéfico para a criança do ponto de vista educacional, bem como para a mãe, que passa a ter mais tranquilidade ao saber que o filho está na escola e não nas ruas.
“Também queremos construir complexos escolares, da creche ao 9º ano, para que as mães com mais de um filho possam deixar as crianças em um mesmo prédio/endereço”, destacou Ricardo Nicolau.
Histórico
O trabalho de Ricardo Nicolau em defesa da causa feminina começou ainda na Assembleia Legislativa. Ele é o autor do Projeto de Lei nº 366/19, em tramitação, que estabelece o valor financeiro da multa a agressores de mulheres. Essa medida serve de alerta ao agressor ante uma punição ainda mais severa, e visa evitar a reincidência.
Outro Projeto de Lei de Ricardo Nicolau para a causa é o nº 621/19, que estabelece formas de combate ao assédio em órgãos do Estado. Ainda no parlamento, o candidato é o autor do projeto de Resolução Legislativa nº 63/19, que cria medidas de prevenção a práticas de assédio sexual na Assembleia Legislativa.