Rei Charles III é oficialmente proclamado monarca após a morte da rainha Elizabeth II

Charles III foi oficialmente proclamado rei do Reino Unido e da Commonwealth – um grupo de cooperação formado pelo Reino Unido e suas 53 ex-colônias – na manhã de sábado (10). A cerimônia do Conselho de Adesão no Palácio de St. James, em Londres. Em seu discurso, o rei homenageou a sua mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou 70 anos no poder.

“A todos nós como família, a este reino e à família mais ampla de nações da qual faz parte, minha Mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço abnegado. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo quando sofremos, agradecemos por esta vida mais fiel”, disse Charles.

O novo rei também ressaltou que está ciente dos novos deveres e responsabilidades que vêm com o cargo, e homenageou a sua esposa Camila, 75, rainha consorte do Reino Unido.

“Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo Soberano fui chamado a ser, e que no cumprimento desses deveres serei guiado pelo conselho de seus parlamentos eleitos. Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa”, afirmou.

Durante a primeira parte da reunião na manhã deste sábado, o Conselho Privado proclamou o rei sem ele estar presente. “Considerando que agradou a Deus Todo-Poderoso chamar à sua misericórdia nossa falecida soberana Rainha Elizabeth II de abençoada e gloriosa memória, por cujo falecimento a coroa da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é única e legitimamente concedida ao Príncipe Charles, Philip Arthur George”, disse o secretário do conselho.

Outras proclamações serão lidas no Royal Exchange – centro de comércio –  em Londres ao meio-dia deste sábado (horário local), bem como na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales no domingo (11).

Em reconhecimento ao novo título de Charles, as bandeiras serão hasteadas a pleno mastro por aproximadamente 24 horas neste fim de semana. Depois que todas as proclamações forem lidas em todo o Reino Unido, as bandeiras voltarão a meio mastro em luto pela morte da rainha Elizabeth II.

A rainha morreu na última quinta-feira (8), aos 96 anos, no seu castelo em Balmoral, na Escócia, após 70 anos históricos no trono britânico. Ela será enterrada na Capela Memorial do Rei George VI do Castelo de Windsor, ao lado do corpo de seu falecido marido, o príncipe Philip, que está sendo transferido para se juntar a ela.

Ao receber a notícia da morte de sua mãe, Charles, seu filho mais velho, compartilhou uma mensagem emocionado no mesmo dia. “A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, começou.

“Lamentamos profundamente o falecimento de uma soberana querida e de uma mãe muito amada. Eu sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”, ressaltou.

Fotos: Reuters