Quinteto que atuava em roubos de veículos foi preso pela PM

Um grupo que atuava em roubos de veículos foi preso por Policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) nessa segunda-feira (1º). Ao todo, foram presos cinco homens, sendo um com a idade de 51 anos e outros quatro com 18 anos. O quinteto fazia parte da mesma quadrilha e atuava simultaneamente.

Com eles foram apreendidos os veículos: Fiat Uno, um Chevrolet Onix, Fiat Punto e um Fiat Uno, além de armas de fogo( utilizadas para o crime), e materiais utilizados para remarcar chassi e vidro dos veículos roubados. As prisões ocorreram nas zonas norte e leste da capital.

Diante dos fatos, os cinco homens foram conduzidos com o material apreendido para a Delegacia Especializada em Roubos Furtos de Veículos (DERFV), para realização dos procedimentos cabíveis.

Na delegacia, foi constatado que um deles tinha passagem pela Polícia pelo crime de roubo.

Perfil de ladrões de veículos

De janeiro a outubro de 2020, a Especializada em Roubos Furtos de Veículos registrou cerca de 1.559 ocorrência de roubos de veículos, e 1.613 furtos.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) verificou que que os perfis desses criminosos é de acordo com o propósito do crime, por exemplo:

Quando se tratam de ladrões acostumados com assaltos em séries, ou arrastões, eles abandonam o veículo logo após a realização dos crimes.

Há ainda os que roubam veículos com o objetivo de transportar drogas para outros Estados e até para fora do país. Esses, quando chegam em outra cidade vendem o veículo ou trocam por armas e entorpecentes. Em geral, roubam carros de luxo e com alto valor de mercado.

Também tem quadrilhas especializadas em “clonar” veículos, ou seja, alterar o número do chassi e tudo o que identifica o veículo. Esses criminosos costumam vender os veículos roubados para outras pessoas, em geral, pessoas de boa índole, que acreditam estar fazendo um bom negócio.