“Quando eu for falar com Donald Trump, vou levar Janja”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (29), que pretende levar a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, na conversa que pretende ter com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A fala jocosa se deu durante discurso na abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília (DF). Janja estava na plateia e, por sua vez, brincou ao fazer o sinal negativo com a mão.

Apesar do tom de brincadeira, a fala pode simbolizar um indicativo de que o petista pretende falar com Trump presencialmente, em vez de reunião remota.

A participação de Janja em conversas com outros chefes de Estado foi alvo de questionamentos, após vazamentos à imprensa, críticos à sua participação em jantar com o presidente da China, Xi Jinping, em maio deste ano.

Na ocasião, Janja pediu a palavra para falar como a rede social chinesa TikTok causava efeitos nocivos no Brasil. A primeira-dama sugeriu que o algoritmo da plataforma favorece a chamada “extrema-direita”.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, defendeu a primeira-dama. Ele argumentou que a intenção de Janja foi sinalizar para os riscos que a plataforma poderia representar para crianças e adolescentes, e rechaçou qualquer intento de censura.