Privacidade em risco: Whatsapp poderá revelar com quem você conversa

Algumas empresas estão usando uma brecha de funcionamento do aplicativo Whatsapp para oferecer serviços de monitoramento, como descobrir com quem você conversa através do aplicativo. O WhatsApp exibe o status “online” de todas as contas do aplicativo sem nenhuma restrição, mesmo para contatos fora da sua agenda. Com essa informação, empresas utilizam esse recurso para monitorar a atividade do usuário no aplicativo.

Empresas que oferecem esses serviços não tiveram os nome divulgados, mas explicaram através de capturas de tela como o serviço funciona. Sabendo quando a pessoa esteve online no WhatsApp, o serviço monitoramento anuncia até mesmo poder desvendar traições.

Para o monitoramento é preciso que os números de telefones sejam cadastrados para o rastreamento. O serviço começa a marcar os horários em que o usuário esteve online no WhatsApp ao cruzar os dados dos dois números diferentes. Se um usuário desconfiado colocar o número de seu cônjuge e da outra pessoa na plataforma, o serviço indica quando as duas contas estiveram online simultaneamente, indicando a probabilidade de uma conversa entre dois contatos.

O WhatsApp ainda não comentou o assunto, mas existem formas simples da rede social contornar o inconveniente. Uma delas seria fornecer ao usuário a opção de desabilitar o status online ou então tornar a informação exclusiva para quem está adicionado como um contato.