O beato Carlo Acutis, conhecido como o “santo influenciador”, será canonizado durante o Jubileu dos Adolescentes, que acontecerá de 25 a 27 de abril de 2025. O anúncio foi feito pelo papa Francisco nesta quarta-feira (20), ao final da audiência geral na Praça de São Pedro.
Acutis, um adolescente italiano nascido em Londres, será o primeiro santo da geração millennial, nascido entre os anos 1980 e 1990. Ele faleceu de leucemia aos 15 anos, em 2006, em Monza, na Itália.
Ainda segundo o Vatican News, o papa também anunciou a canonização de Pier Giorgio Frassati, que se tornará santo durante o Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto de 2024. Frassati morreu aos 24 anos, em 1925, vítima de poliomielite. Conhecido por sua paixão por alpinismo e caridade, ele foi beatificado em 1990 pelo papa João Paulo II.
De acordo com a fé católica, os santos intercedem junto a Deus para realizar milagres na Terra. Ambos, Acutis e Frassati, são reconhecidos como modelos de fé para jovens em todo o mundo.
Carlo Acutis ganhou destaque por sua devoção aos milagres eucarísticos e aparições marianas, que catalogou em um site criado por ele mesmo. Sua habilidade em divulgar os ensinamentos da Igreja pela internet o fez ser chamado de “influenciador de Deus” e “padroeiro da internet”. Ele foi beatificado em 2020, após o Vaticano reconhecer um milagre ocorrido no Brasil: a cura de um menino com pâncreas malformado que entrou em contato com uma camiseta de Acutis.
O segundo milagre, que levou à sua canonização, aconteceu com uma estudante universitária da Costa Rica, que se recuperou de um grave traumatismo craniano após orações pela intercessão de Acutis. Ela havia sofrido uma queda de bicicleta em Florença, e, após os médicos afirmarem que corria risco de morte, a mãe fez uma oração no santuário da Renúncia, em Assis. Poucos dias depois, a hemorragia cerebral desapareceu e a estudante se recuperou.