
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), recebeu, nesta segunda-feira (19 de maio), o presidente do Sindicato dos Vigilantes e Empresas de Segurança Patrimonial de Manaus, José Ribamar de Souza, e outros representantes da categoria, para tratar de pautas relacionadas aos direitos e condições de trabalho dos profissionais da segurança privada.
O encontro contou ainda com a participação dos vereadores Eduardo Alfaia (Avante) e Jaildo Oliveira (Partido Verde), que juntos, destacaram a importância da reunião ao propor oficialmente a realização de uma Tribuna Popular voltada aos vigilantes. A Tribuna Popular está marcada para o dia 25 de junho, às 9h, no plenário Adriano Jorge, na CMM.
O presidente da Casa, David Reis (Avante), ressaltou a relevância do encontro e a disposição do Parlamento Municipal em ouvir e encaminhar as reivindicações da categoria.
“Estamos aqui extremamente felizes por poder receber o Sindicato dos Vigilantes, uma categoria de grande importância para o convívio de todos nós. Eles garantem o ordenamento, a segurança no nosso dia a dia. Procuraram a Câmara para reivindicar, por meio do vereador Jaildo Oliveira, a propositura de uma Tribuna Popular, que já saem daqui com a data definida”, destacou David Reis.
Segundo o presidente, a Tribuna será um espaço legítimo para a categoria expor suas demandas diretamente aos parlamentares.
“Eles terão a oportunidade de apresentar aos vereadores, aos parlamentares, suas angústias, seus pleitos e, se Deus quiser, sairemos daqui com alguns encaminhamentos de melhoria para essa atividade tão importante. A Câmara, mais uma vez, se mostra como uma Casa do Povo”, enfatizou o presidente do Sindicato, José Ribamar.
O vereador Jaildo Oliveira (Partido Verde), autor do requerimento para a Tribuna, enfatizou a importância de dar visibilidade à atuação dos vigilantes.
“É uma pauta muito positiva para todo o povo do Amazonas, da cidade de Manaus. Sabemos que a categoria dos vigilantes é composta por trabalhadores de extrema importância para a nossa segurança, tanto privada quanto pública. O Sindicato veio até esta Casa procurar apoio para que a população saiba realmente o que essa categoria faz e as dificuldades que enfrenta”, ressaltou o vereador.
O parlamentar também parabenizou a organização sindical pela iniciativa.
“Quero parabenizá-los por essa preocupação com os trabalhadores, por representá-los bem e por trazer esse debate, para que os demais vereadores e a sociedade conheçam o trabalho dos vigilantes. Sabemos que, muitas vezes, eles não são reconhecidos, e este é o momento oportuno para dar visibilidade e valorização a essa categoria”, destacou o parlamentar.
Representando os profissionais, o presidente do sindicato, José Ribamar de Souza, destacou que essa foi a primeira vez que a categoria foi recebida oficialmente na Câmara e ressaltou a importância do diálogo institucional.
“É de suma importância. Quero agradecer ao presidente David, ao vereador Jaildo, por abrirem as portas desta Casa para nós, como nunca houve até então. Vamos mostrar o que essa categoria sofre, como tem sofrido com empresas que contratam e maltratam o profissional vigilante, às vezes sem o contratante sequer saber”, relatou o presidente do Sindicato.
O presidente do Sindicato também reforçou a necessidade de apoio institucional para garantir o cumprimento da convenção coletiva da categoria.
“Viemos pedir um suporte, um apoio, para que possamos lutar em pé de igualdade com aqueles que tomam nosso serviço e não querem cumprir a convenção. Espero que essa relação seja duradoura, para que possamos trabalhar em favor do profissional vigilante”, finalizou.