
Uma das principais articuladoras do Comando Vermelho (CV) no Pará, Bianca Duarte Franco, de 24 anos, foi presa nesta sexta-feira (3/5) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Conhecida como “Anya”, ela era responsável por cadastrar novos membros da facção e monitorar a atuação dos criminosos no estado.
A prisão foi resultado de uma ação conjunta das polícias civis do Pará e do Rio. Bianca foi localizada em um imóvel onde estavam duas amigas: Layane Tharlita Santos Santana, do Pará, e Kalita Eduarda Ataíde, do Distrito Federal. As duas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Segundo as investigações, Bianca exercia um papel similar ao de gerente de RH da facção. Mesmo fora do estado, organizava a logística do grupo paraense, mantinha o controle de integrantes, fazia cadastros e se comunicava diretamente com a cúpula do CV. Era considerada disciplinada, eficiente e confiável na hierarquia criminosa.
O que mais chamou a atenção das autoridades foi um vídeo gravado pela própria Anya, divulgado nas redes sociais:
“Minha mãe sabe que eu sou bandida, sabe que eu trafico. Tudo que eu faço, ela sabe.”
Nas redes, ostentava armas, dançava com fuzis e ironizava operações policiais. Em uma das postagens, afirmou: “O mundo é dos espertos”, após saber que era procurada. Segundo a polícia, além de ostentação, os vídeos serviam como ferramenta de recrutamento e demonstração de poder.
Bianca responderá por tráfico de drogas, associação criminosa e organização criminosa. Ela será transferida para o Pará, onde ficará à disposição da Justiça.