PMAM envia reforço policial para reduzir índices de homicídio em Tabatinga

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou, nesta semana, reforço policial das Operações Hórus e Paz para Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus). Os embarques iniciaram no domingo (1º/10) e se encerram nesta quarta-feira (04/10), totalizando 40 policiais militares que vão atuar em apoio ao 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município para combater os crimes transfronteiriços e reduzir as mortes violentas intencionais (MVIs).

Segundo o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, o reforço policial está sendo enviado visando reduzir os índices criminais em Tabatinga, conforme determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima.

“O efetivo de policiais foi selecionado do quadro dos Comandos de Policiamento Metropolitano e Especializado (CPM e CPE). Acreditamos que, com o reforço de policiamento na cidade de Tabatinga, iremos conseguir atingir as metas de redução criminal propostas pelo Governo do Amazonas, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e Polícia Militar”, declarou o coronel Thiago Balbi.

Os policiais enviados fazem parte das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Força Tática e das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s). O efetivo irá atuar durante todo o mês de outubro nas ações das Operações Hórus e Paz.

Operação Hórus

A Operação Hórus/Fronteira Mais Segura é voltada, principalmente, para o combate do tráfico de drogas no estado. As operações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F).

Presente em 11 estados da federação, a Operação Hórus é realizada no Amazonas desde 2019. Atualmente, a ação ocorre, simultaneamente, em 17 municípios amazonenses.

Operação Paz

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Paz foi iniciada no dia 1º de setembro, com o intuito de fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo Governo do Amazonas na redução dos índices de mortes violentas intencionais. Além do Amazonas, a Operação Paz ocorre em outros 11 estados do país.