Perseverance, robô da Nasa, pousa em Marte: assista ao momento histórico

O robô Perseverance, da agência especial estadunidense (NASA), pousou em marte nesta quinta-feira (18) por volta das 17h55. A sonda viajou por um trajeto de 480 milhões de quilômetros desde o lançamento na Terra, em julho de 2020, até a aterrisagem no planeta vermelho.

O Mars 2020 Perseverance Rover foi criado com o objetivo de melhor compreender a geologia de Marte e procurar sinais de vida no planeta. Para tanto, recolherá e armazenará, com a ajuda de uma broca, amostras de rocha e solo que poderão ser devolvidas à Terra no futuro.

Além disso, testará novas tecnologias que poderão beneficiar futuras explorações robóticas e humanas no Planeta Vermelho. Conforme transmissão da NASA, há expectativa de que elas cheguem ao nosso planeta em cinco ou seis anos. 

A espaçonave se aproximou da atmosfera de Marte a 20 mil Km/h, e conseguiu retroagir na velocidade com ajuda de um paraquedas projetado especialmente para a missão, que a reduziu para 2 Km/h.

Câmera

O Rover Perseverance pesa cerca de uma tonelada e tem cerca de 3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura, e 2,2 metros de altura.

Há, nele, sete instrumentos inovadores que, se tudo der certo, poderão ampliar como nunca os conhecimentos sobre Marte.

Um desses equipamentos é a Mastcam-Z, um sistema avançado de câmara com capacidade de imagem panorâmica com alta capacidade de zoom.

Essa câmera poderá ajudar a determinar a mineralogia da superfície marciana e ajudar nas operações do veículo rover.

Outro equipamento enviado, a SuperCam, é um instrumento que pode fornecer imagens, análise de composição química, e mineralogia à distância.

Há, ainda um espectrômetro de fluorescência de raios X e gerador de imagens de alta resolução para mapear a composição elementar em escala fina dos materiais de superfície de Marte.

Esse equipamento permite detectar e analisar, de forma mais detalhada, os elementos químicos que compõem o planeta.

A Nasa enviou um outro espectrômetro que, fazendo uso de um laser ultravioleta, produzirá imagens que possibilitarão o mapeamento da mineralogia e de compostos orgânicos.

Ele inclui uma câmara a cores de alta resolução para a obtenção de imagens microscópicas da superfície de Marte.

Assista à transmissão completa: