Patriotas, partido de Coronel Menezes é investigado por esquema fraudulento nas eleições de 2020

Candidatas das eleições de 2020, denunciaram ao TRE-AM, o esquema de fraudes, relacionados ao preenchimento da cota de gênero do partido. Essas candidatas concorreram nas eleições municipais da capital amazonense no ano passado.

Após essas denúncias, uma investigação judicial eleitoral foi movida entre quatro partidos políticos, entre eles o partido do candidato derrotado, Coronel Menezes.

Segundo informações divulgadas, oito vereadores eleitos de Manaus podem se cassados, dependendo do resultado dessa investigação que segue acontecendo.

“Prometeram o dinheiro pra gente fazer a campanha né, prometeram os santinhos, os perfurados, e prometeram gasolina que até hoje não saiu”, disse uma das candidatas do partido Patriota em entrevista concedida a um canal de televisão de Manaus.

De acordo com outra mulher, que foi também candidata nas eleições passadas, o presidente do partido mandou buscar mais mulheres para afiliar, porque ele queria completar a cota do gênero de mulheres, porque se não, o partido não podia sair.

Além das denúncias referente ao esquema fraudulento, o Patriota também é acusado de racismo. Segundo a denunciante, ela não tinha direito de receber porque tinha a cor escura, e o partido de Coronel Menezes tinha uma leia relacionado a isso.

Essas denúncias, fazem parte da investigação que tramita no TRE-AM, entre os pedidos estão a cassação de oito vereadores eleitos por esses partidos.

A Lei das eleições estabelece que cada partido político preencha o mínimo de 30% e 70% para candidaturas de cada sexo no pleito. Ou seja, essa cota é obrigatória tanto para o pleito, quanto para o fundo eleitoral.