Pai de cinegrafista morta em gravação: “Alec Baldwin não tem culpa”

ESTADOS UNIDOS – Anatoly Androsovych, pai da diretora da fotografia Halyna Hutchins, afirmou neste domingo (24), que não culpa o ator Alec Baldwin pelo acidente que tirou a vida da profissisonal no set de gravações de Rust.

“Alec Baldwin não tem culpa, a responsabilidade é da equipe responsável pelos objetos de cena, que cuidam das armas”, afirmou Androsovych.

Anatoly afirmou ainda que Baldwin tem mantido contato constante com a família de Halyna. Ele também falou sobre o neto de nove anos. “O menino foi bastante afetado, ele está perdido sem a mãe”.

O pai de Halyna ainda não chegou aos Estados Unidos para se despedir da filha em um novo funeral marcado para acontecer ainda neste domingo (24).

De acordo com informações, o diretor-assistente do longa, Dave Hall, teria sido o responsável por levar o revólver ao ator. Segundo a publicação, uma assistente de adereços de cena chamada Maggie Goll, que trabalhou com Hall em produções anteriores, afirmou que o colega de trabalho mantinha o ambiente inseguro nos sets de gravação nos projetos passados.

“A princípio, ele parecia apenas um diretor-assistente mais velho e afável, com a habitual série de idiossincrasias (particularidades), mas essa fachada logo desapareceu. Ele não mantinha um ambiente de trabalho seguro. Quase sempre foi permitido que os sets se tornassem cada vez mais claustrofóbicos, nenhuma pista de incêndio estabelecida, saídas bloqueadas … reuniões de segurança eram inexistentes”, disse Goll à uma emissora americana.

Maggie Goll afirmou ainda ter relembrado que em um trabalho anterior, Dave Halls teria deixado as câmeras rodarem no meio de uma emergência médica numa vez em que aconteceu um acidente em uma gravação. Fato que, segundo ela, promovia uma situação perigosa.

“No meu primeiro dia de volta à série, outro membro da equipe me disse para ‘tomar cuidado’ com Dave, dizendo que ele estava fisicamente muito familiarizado com a equipe, apesar de muitas rejeições e reclamações sobre toques indesejados e desnecessários. Nada muito extremo, mas os membros da produção de todos os gêneros e disposições estavam ficando desconfortáveis ​​com os toques de Dave em suas costas, cintura, ombros, etc”, disse Maggie Goll.