Operação no RJ tem forte tiroteio e deixa 15 pessoas mortas

Um forte tiroteio provocado por uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (6) no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de 15 pessoas, entre elas um policial civil.

A ação batizada por Excerptis durou cerca de oito horas, e tinha como objetivo investigar o aliciamento de crianças e adolescentes, usados para o tráfico no Jacarezinho, considerada uma base do Comando Vermelho, maior facção do Rio de Janeiro.

Adotando táticas de guerrilha, com o uso de armas pesadas e homens fardados, a facção usa crianças e adolescentes em atos como assassinatos, roubos e até sequestros de trens da Supervia.

Entre a troca de tiros o policial André Frias, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), foi baleado na cabeça. Outros dois policiais ficaram feridos, sendo um da própria Dcod, e o outro da Coordenadoria de Operações Especiais (Core). Os demais mortos teriam envolvimento com o tráfico.

Dois passageiros dentro de um vagão da Linha 2 do metrô foram feridos após uma bala perdida estilhaçar uma janela. A troca de tiros chegou a afetar a circulação da Linha 2 do metrô e dos ramais de Saracuruna e de Belford Roxo da Supervia. Trens da Central não partiam para esses destinos.

A polícia identificou 21 integrantes do grupo criminoso, todos responsáveis por garantir o domínio territorial da região com utilização de armas de fogo. Os agentes ainda identificaram uma estrutura típica de guerra provida de centenas de “soldados” munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos e roupas camufladas.