
Na manhã desta quinta-feira (1º), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio da Polícia Civil (PC-AM), deflagrou a Operação Valentia, voltada contra seis dos sete guardas municipais suspeitos de participação na agressão a um homem algemado, ocorrida no último dia 12 de abril, dentro de um prédio abandonado no Centro de Manaus.
Segundo o Promotor de Justiça Armando Gurgel Maia, dos seis mandados de prisão expedidos, três foram cumpridos até o momento. Além disso, foram executados mandados de busca e apreensão, totalizando 14 ordens judiciais com o apoio da PC-AM.
O episódio, embora tenha ocorrido em 12 de abril, ganhou repercussão a partir do dia 24, após circular por aplicativos de mensagens e ser divulgado por veículos de imprensa locais e nacionais.
“Um vídeo mostra um homem algemado, com os braços para trás, sendo agredido com diversos golpes de bastão por um guarda municipal. Outros agentes também aparecem nas imagens”, destacou o promotor.
INVESTIGAÇÃO
O sétimo agente envolvido, responsável direto pelas agressões registradas, foi preso no último sábado (26), após se apresentar voluntariamente no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Em depoimento, ele alegou que a vítima teria tentado furtar um motor e que foi perseguida e capturada por uma equipe de patrulhamento. A identidade do homem agredido não foi confirmada, e ele também não chegou a ser levado a nenhuma delegacia após o episódio.