A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Hidden Circuit que visa reprimir os crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de dinheiro em Manaus.
A ação contou com o apoio da Receita Federal do Brasil, e vem como desdobramento da Operação Mobile que foi realizada em abril deste ano, culminando na prisão de vários lotes de eletrônicos que passaram para o país sem a devida tributação.
A Loja Apple Tech, localizada na Avenida São Luiz, no Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus, foi alvo da operação. A loja tinha como “garoto propaganda” o Sargento e Vereador Salazar (PL-AM), que aparece em fotos com produtos da loja alvo da operação.
O militar foi o candidato a vereador mais votado da cidade, sendo policial militar e empresário, conseguiu 22.594 votos com propostas voltadas para a área de segurança pública.
Segundo as autoridades, influenciadores digitais ensinaram seus seguidores a importarem produtos de maneira clandestina. A operação também aconteceu nos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
Ainda segundo informações, a organização criminosa atuava na compra e transporte de eletrônicos vindos do Paraguai.
Ainda segundo as investigações, as empresas envolvidas e identificadas têm uma movimentação financeira milionária, com utilização de criptomoedas para realizar as transações ilegais e a lavagem de dinheiro.