Operação Centurião prende um criminoso dos mais procurados na Venezuela

O homem foi preso durante a deflagrada operação Centurião, integrada com a Policia Federal, Policia Civil de Roraima e Polícia Venezuelana, na manhã de segunda-feira (14). O homem identificado por Jose Jesus Figueira Alcala, “El Chuchu”, líder de uma Organização Criminosa, estava foragido da Venezuela há cerca de 3 meses, e foi capturadoem Boa Vista.

A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos do Amazonas, sob coordenação do Delegado Cícero Túlio, em ação integrada com a Polícia Federal, a Divisão de Inteligência e Captura do Estado de Roraima e o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela.

O alvo da operação, “El Chuchu”, liderava uma Organização criminosa que operava na Venezuela encomendando veículos roubados, alienados e com restrições judiciais para serem “esquentados”, emplacados clandestinamente com o selo do Mercosul. Dessa forma, os veículos tinham livre circulação nos países do eixo Mercosul.

A quadrilha foi responsável por remeter mais de 50 veículos, dentre roubados, alienados e objetos de garantia por restrição judicial para países como Venezuela e Colômbia. Tudo com apoio de pessoas vinculadas ao Instituto Nacional de Transporte Terrestre da Venezuela, órgão equiparado ao DENATRAN no Brasil.

A Operação Centurião foi deflagrada de forma simultânea em Manaus, Boa Vista e Tabatinga. A partir do compartilhamento de provas da Policia Federal em Tabatinga com a DERFV, foi possível iniciar as investigações sobre o caso, tendo sido possível identificar a participação de criminosos alvos de outras operações da Delegacia.

Em Tabatinga foram apreendidos em cumprimento a mandados de busca e apreensão um total de três veículos, sendo um importado blindado, um Onix e um Hb20), que estavam em vias de ingressar em solo colombiano.https://ad.lomadee.com/banner/view?sourceId=36533756&dimension=9&width=350&height=350&method=1&advertisers=6456,6826&tags=

Em Boa Vista, Jose Jesus, “El Chuchu”, foi capturado com um Ford Ka que seria enviado a Santa Helena de Uairen, município na fronteira do país com o Brasil. Além dele outros quatro membros da quadrilha, responsáveis por legalizar os veículos clandestinos, foram presos pelo Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas da Venezuela (CIPC).

“El Chuchu” estava há três meses foragido, e será indiciado por organização criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato; e será encaminhado ao Centro de Recebimento e Triagem no Compaj onde ficará a disposição da Justiça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui