“Obra no Rio São Francisco ajudou 13 bilhões de pessoas” afirma Lula ao defender programas sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu um erro numérico durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Globo Bahia, nesta quarta-feira (2). Ao defender as ações sociais do governo e citar a transposição do Rio São Francisco, Lula afirmou que a obra levou água para “13 bilhões de pessoas” — número que supera até a população mundial.

A declaração foi feita logo após o petista mencionar que, em gestões anteriores, retirou 54 milhões de brasileiros da miséria.

“Conseguimos tirar 54 milhões da miséria e colocar comida na vida das pessoas. Você, Ricardo, um dia vai conhecer a transposição do São Francisco. É a maior obra hídrica do mundo, se não a primeira, a segunda”, disse Lula, antes de completar:
“Leva água para mais de 13 bilhões de pessoas, o que Dom Pedro tentou fazer em 1846 e não deixaram. E, 150 anos depois, nós tivemos coragem e fizemos.”

PONTE SALVADOR-ITAPARICA

Ainda na entrevista, Lula comentou sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica, que terá 12,4 km de extensão e promete ser a maior da América Latina. “Finalmente saiu a ponte”, declarou o presidente. No entanto, as obras ainda não foram iniciadas.

A afirmação gerou reação do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, que criticou a fala em vídeo.

“O presidente disse que a ponte saiu. Mas saiu aonde? Para quem? O PT prometeu essa obra em 2009, disse que ia inaugurar em 2013. Já se passaram 16 anos e não tem uma estaca fincada”, rebateu.