Nordestinos se manifestam contra Lula: ‘Mentiras e ilusão foram tudo’

O centro de Petrolina (PE) foi palco, nesta quinta-feira (19), da “Caminhada da Água”, uma mobilização de pequenos agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica. O protesto foi uma crítica contundente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, cobrando ações efetivas para a preservação e gestão sustentável dos recursos hídricos na região.

Com dificuldades agravadas pela escassez de água para irrigação, os agricultores também exigiram mais atenção do governo federal quanto à crise energética enfrentada pelas comunidades. O Sistema Itaparica acumula uma dívida de R$ 38 milhões com a Neoenergia, e, sem energia, o abastecimento de água para irrigação e produção agrícola está comprometido.

Durante o ato, os manifestantes exibiram faixas e cartazes, denunciando falhas nas políticas públicas voltadas para a agricultura irrigada e a falta de investimentos na manutenção do sistema de irrigação. O protesto continuou nesta sexta-feira (20) e segue ganhando atenção tanto da população local quanto das autoridades, que agora precisam responder às críticas e demandas dos pequenos agricultores da região.