Por determinação da Prefeitura de Manaus, todos os idosos residentes na Fundação Doutor Thomas (FDT) serão imunizados contra a Covid-19, nesta terça-feira, 26/1. Ao todo são 116 idosos que receberão o imunizante.
“A determinação do prefeito David Almeida é iniciar imediatamente com o público do Doutor Thomas, a vacinação dos idosos que residem em instituições de longa permanência, conforme previsto pelo plano nacional de imunização, que inclui esse grupo prioritário na primeira fase da campanha”, informou a secretária de saúde do município, Shádia Fraxe.
Os profissionais de saúde, incluindo, cuidadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, copeiros e maqueiros, todos que têm contato direto com os internos, também serão vacinados conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Os vacinadores da Divisão de Imunizações da Semsa estarão na Fundação Doutor Thomas entre 10h e 21h e a vacina utilizada será a CoronaVac, com protocolo de aplicação em duas etapas e intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.
A presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, informa que os idosos residentes na instituição têm entre 60 e 105 anos e que aproximadamente 70% estão na condição de acamados. Para estes, a vacinação será feita no próprio leito. Ela acrescenta que um plano interno foi criado, para facilitar a atuação dos vacinadores, organizando o acesso às vacinas por ordem de prioridade nos diferentes pavilhões.