
O chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, Elon Musk, usou sua conta oficial no X, plataforma da qual é dono, para compartilhar uma publicação sobre a mobilização da direita brasileira na organização de protestos pelo impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A postagem, feita por Mario Nawfal, menciona uma “onda nacional de protestos” prevista para ocorrer no dia 16 em mais de 120 cidades brasileiras. O empresário reagiu ao post com um simples “Wow”, destacando a dimensão dos atos. Até a manhã deste sábado (15), a publicação já somava mais de 22 milhões de visualizações.
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), compartilharam o post para ampliar o alcance das manifestações. O parlamentar chamou seus apoiadores às ruas e afirmou que o dia 16 de março será histórico.
A movimentação pelo impeachment de Lula ganhou força após a divulgação da mais recente pesquisa Datafolha, na sexta-feira (14), que apontou 24% de aprovação e 41% de rejeição ao governo. No mesmo dia, o Ibovespa registrou alta de quase 3%.
Na publicação original, Nawfal afirmou que os manifestantes estão se organizando contra o que consideram uma “erosão da democracia” no Brasil sob o governo do PT. O discurso é o mesmo que parlamentares da oposição têm levado a comitivas internacionais e a encontros com organismos de direitos humanos, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.