Moraes cita Trump por declarações que violariam soberania nacional e o STF

Na decisão que impôs medidas restritivas a Jair Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes apontou que declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atentam contra a soberania do Brasil e a independência do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Moraes, postagens de Trump em redes sociais serviram de respaldo para as ações de Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, investigados pela Polícia Federal por coação, obstrução de processo e atentado à soberania nacional.

Segundo o ministro, o ponto alto dessas práticas ocorreu a partir das manifestações de Trump em defesa de Bolsonaro. Moraes citou uma mensagem publicada pelo norte-americano no dia 7 de julho, em que Trump classificou o STF como responsável por uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente brasileiro.

“O ápice das condutas executórias dos crimes atribuídos a Jair Messias Bolsonaro e Eduardo Nantes Bolsonaro começou com as primeiras declarações do presidente dos Estados Unidos, atentatórias à soberania nacional e à autonomia do Judiciário”, escreveu Moraes.

Na postagem citada, Trump afirmou: “O Brasil está fazendo algo terrível com Jair Bolsonaro. Eles o perseguem dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, a não ser por ter lutado pelo povo. Conheci Bolsonaro, um líder forte que amava seu país — e era um negociador muito duro no comércio.”